O Cirurgião de Cabeça e Pescoço é o médico responsável por tratar doenças de toda a cabeça, face e pescoço, excetuando-se o cérebro e o restante do sistema nervoso central. A rotina da especialidade é, essencialmente, cirurgias de tumores, benignos e malignos, além do tratamento e seguimento clínico.
São do campo de atuação as doenças e cirurgias endocrinológicas, como na tireoide e nas paratireoides, doenças do pescoço (nódulos, cistos, linfonodos), doenças das glândulas salivares, alterações congênitas (presentes desde o nascimento) além tumores benignos e malignos de boca, garganta (faringe e laringe), cavidade nasal e seios paranasais e tumores de pele que necessitam de cirurgias de médio e grande porte para retirada.
A formação necessária para se tornar um especialista nesta área passa por 6 anos de faculdade de medicina e mais 5 anos de residência. Primeiramente, o médico deve ser treinado por 3 anos em Otorrinolaringologia ou em Cirurgia Geral. Só então ele está apto a ingressar na residência médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, que tem a duração de 2 anos.
Este é o médico especialista em:
Também procure um médico de cabeça e pescoço quando perceber:
O especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço conhece profundamente a anatomia que vai das clavículas até a base do crânio. Esse conhecimento é fundamental nas cirurgias que são a base do tratamento dos órgãos nessa região do corpo.
Os tumores malignos dos órgãos já descritos podem começar a se espalhar pelos linfonodos da região.
O tratamento da maioria dos tumores de Cabeça e Pescoço, quando no estágio intermediário ou avançado, pode incluir o esvaziamento cervical. Essa cirurgia é a essência e o símbolo dessa especialidade médica, visto que nela identificamos, revisamos e dissecamos praticamente todas as estruturas do pescoço, retirando tudo o que está envolvido pela doença e preservando os órgãos, artérias, veias e nervos necessário e vitais.
Conheça mais:
Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço – SBCCP