O que é o septo nasal?

O septo nasal é a estrutura que divide o nariz em duas fossas nasais. Quando essa estrutura está deslocada do centro do nariz, o ar pode não fluir adequadamente. Isso é o que chamamos de desvio de septo nasal. A septoplastia é o procedimento realizado para corrigir o desvio de septo nasal. Segundo a Academia Americana de Otorrinolaringologia, 80% da população apresenta algum grau de desvio de septo.

Detalhes da anatomia do septo nasal: formado por porções de ossos e cartilagem.

Quais o sintomas do desvio de septo?

O principal sintoma é a dificuldade em respirar pelo nariz, seja por apenas um lado ou por ambas as narinas. A obstrução nasal, porém, não é um sintoma exclusivo do desvio de septo. Outras doenças, principalmente as rinites e sinusites, também acarretam o mau-funcionamento do nariz. Muitas serão tratadas clinicamente com remédios tomados via oral e aplicados diretamente nas narinas.  Já o desvio de septo é corrigido por cirurgia: a septoplastia. O médico especialista em Otorrinolaringologia é o melhor profissional a ser consultado quando esses sintomas surgirem e indicará o tratamento adequado a cada caso.

Desvio de septo nasal

Outros sintomas comuns:

  • Sangramento nasal recorrente
  • Ronco
  • Apneia do sono
  • Dificuldade em sentir cheiro e sabor

Como é feita a septoplastia?

A septoplastia é uma cirurgia realizada sob anestesia geral. Utilizamos uma ótica e um sistema de vídeo que permite visualizar toda a cavidade nasal ampliada e em detalhes. Removemos as porções do osso e da cartilagem desviadas por incisões realizadas por dentro do nariz. Dessa forma, não há nenhuma alteração na aparência externa, já que temos como objetivo restaurar a função normal e desobstruir a respiração. Se o desejo do paciente é por uma Rinoplastia, com mudanças estéticas, convidamos um cirurgião especialista nessa área (otorrino ou cirurgião plástico) para participar da cirurgia.

A recuperação é pouco dolorosa. Há um repouso quanto a exercícios físicos intensos por algumas semanas, mas as atividades rotineiras em casa e no trabalho podem ser retomadas em poucos dias.

Consulte um Otorrinolaringologista

DR. RAMON OLIVA – CRM 156523